terça-feira, 20 de janeiro de 2009

bate Papo com Alexandre Leibl

Dando continuidade as entrevistas do blog, me ocorreu convidar um brasileiro resdidente em Israel, para que nos conte a real situação nesse momento de se morar na Terra Santa.

Ale Leibl, é publicitário, contato, parceiro da rede de conteúdo na empresa na qual trabalho e por que não dizer brother a ponto de topar responder minhas perguntas.

Blog: Nome Completo?
Alexandre Leibl

Blog: Profissao:
Publicitario/Marketeiro

Blog: Aonde extamente esta morando?
Kiriat Ono, Israel Cidade que fica a 10km de Tel Aviv, tipo suburbioamericano! Mas de bacana!:O)

Blog: Como tem sido esse início de ano com os bombardeios na faixa de gaza?

Aqui em Israel, so quem mora até 40km da faixa de Gaza é que realmente sente na pele, o que é cair foguetes em casa ou perto de casa e ter que correr para o abrigo a cada vez que toca a sirene de alerta. Fora deste raio de alcance, nos ficamos sabendo através das noticias pela TV, net, radio, jornais o que acontece, mas se você não ver TV, ou simplismente não fizer questão de saber o que se passa, é como se nada estive-se acontecendo. Vida normal.

Blog: Vc continua trabalhando normalmente? Existe algo que saiu do cotidiano em sua vida? Algo que fazia antes e que deixou de fazer?

Continuo trabalhando normalmente, onde vivo esta bem longe do raio de 40km de alcançe dos foguestes. Pego o onibus, trem, tudo normal! Aunica coisa que percebemos é que nos locais publicos a segurança aumentou, por exemplo para entrar na estação de trem, agora tem Raio X igual de aeroporto. Na porta do shopping revistam o seu carro, sua bolsa! Mas nigeum reclama, pois sabe que é para a propria seguraça.

Blog: Como a mídia cobre esses atentados?

Aqui temos Tv aberta, TV a Cabo, Jornais, Raios, Net. A TV aberta,mostra o lado de ca da historia, a TV a cabo, tipo CNN, Skynews, mostra aquela coisa sensacionalista. Os jornais impressos de direita apoiam o ataque, e os de esquerda, nao apoiam. OS canais arabes mostram o lado deles, a NET a mesma coisa. Aqui a midia em geral tem100% de liberdade de se expressar entao voce tem todos os pontos devista, e pode escolher o que acha melhor para voce!

Blog: Como é viver no meio do conflito entre Israel e o Hamas?

Como falei, a vida aqui é normal, balada, shopping, viagens, tudo funciona normalmente. Apenas nas cidades que ficam no raio de alcançe dos foguetes á vida é diferente, pois você sente a tensão no ar, esperando para ver quando vai tocar a sirene! Mas mesmo assim, a vidacontinua. Escolas funcionando, pessoal saindo, shopping aberto, tudonormal!

Blog: A população em geral, apóia as ofensivas Israelenses?
Até um tempo atrás a maioria era contra! Mas o Hamas exagerou, depois que acabou o acordo de cessar fogo elaborado pelo Egito em Junho de 2008. Em um unico dia lançou 70 foguetes, e não parou mais por ai!Chegou uma hora que ficou intoleravel, então não houve opçao, se nao defender o seu territorio, atacando as posiçoes militares do Hamas.Mas vale lembra que o Hamas não é um exercito constituido em um pais,e sim tem estatus de grupo terrorista, que usa a população civil como escudo. Usando o poder armado para isso.

Blog: Vc conhece alguma vítima de um desses atentados? Palestino ou israelense?

Não, apenas vemos pela TV. E espero que nenhum das pessoas que conheço dos dois lados, seja vitima! E mesmo os que não conheço, uma vida é uma vida.

Blog: Vc diria que é seguro viajar para algum desses países no momento?

Sim, menos para o Egito, mas não por causa do conflito. Em geral quando se vai para o Cairo de carro, há muitos beduinos na estrada.Muitos são beduinos mesmo, e alguns são ladroes. Com guerra ou sem guerra eles te assaltam e as vezes matam. Mas no geral, Jordania, Egito( de aviao) e Israel sao tranquilos paraviajar. Libano e Siria não há acordo diplomatico.

Blog: Como fica a vida pessoal da galera por ai? barzinhos, festas, shows ao ar> livre, estão rolando?

Balada forte, A noite de Tel Aviv é umas das 5 mais agitadas do Mundo, minha opinião: Olha que eu era baladeiro em Sao Paulo, mas Tel Aviv,coloca SP no chinelo. Tem show pacas, nigth 24/7 so gente bacana e o melhor, so paga o que consome em todas as baladas. :O)

Blog: Tem vontade de voltar ao Brasil?

Nao tenho não. A qualidade de vida aqui é comparada a da suecia, não tem assalto, voce pode andar a noite na rua, Israel, por ser um pais novo, tem muitas oportunidades de trabalho, o povo recebe bem o imigrante.Do Brasil so sinto saudades da familia, de alguns amigos e do cachorro.O resto na di nha!

Nenhum comentário: